Prato do Dia: O Beirão, em Charneca de Caparica, é um ponto de encontro todo o ano
Estamos no lugar de Fonte da Telha e Rui Tavares conhece bem a anima com intensidade a horda regular de comensais que procura as suas mesas.
Corpo do artigo
O Restaurante Beirão, em Charneca de Caparica é ponto de encontro de amigos ao longo do ano, e ganha notoriedade acrescida quando a época estival se instala. Estamos no lugar de Fonte da Telha e Rui Tavares conhece bem a anima com intensidade a horda regular de comensais que procura as suas mesas. Nesta altura do ano, muitos vão a contar com sardinhas e carapaus assados, e o patrão gosta de corresponder.
Há pratos do dia de que vale a pena tomar nota. Terça é dia de dobradinha à Beirão, um dos pratos estrela da casa. Também há pernil assado no forno e excelente arroz de pato. Quarta é dia de cozido à Beirão, feito a preceito e sempre rico no sabor. É dia também de bacalhau à Brás, feito de acordo com o que se espera, bacalhau de gabarito e preparação popular. Neste dia da semana há filetes de peixe galo com açorda, uma delícia, graças à grelha sábia de que a casa dispõe. Quinta é o dia da minha perdição, pois há cabidela de frango do campo, cozinhada a preceito e com o golpe de vinagre de que a gente gosta. Neste dia, também há caldeirada de lulas, feita no céu. Muito sabor e muita qualidade. É dia para se deixar encantar pela extravagância de uma alheira de Mirandela especial, com ovo estrelado e batatas fritas. Terça é dia sagrado, fazem-se dois pratos que transpiram portugalidade e que português algum dispensa. É o caso da mãozinha de vitela com grão, rica em colagénio e a deixar-nos com os lábios colados enquanto comemos. É dia também de conferir as maravilhosas pataniscas com arroz de feijão que a cozinha prepara com muito amor. Claro que neste dia a sopa é de grão e é muito boa. Sai arroz de pato feito à antiga, de caldo bem puxado e finalização no forno.
O Sábado é bom dia para rumar à Fonte da Telha e utilizar o tempo para uma refeição mais comprida e saborosa. Além disso, é o dia da massinha à Beirão, evocativa do rancho à moda de Viseu. É uma delícia que se repete várias vezes, de tão equilibrada que é. Outra gulodice de Sábado é a maravilhosa vitela assada à moda de Lafões. Converte mesmo o mais arredio dos comeres substanciais do Norte. É mesmo bom. As especialidades de Quarta também estão disponíveis ao Domingo. Casa maravilhosa, este Beirão.
A partir das 19 horas, há petiscos. Moelinhas estufadas ou fritas. Carne de porco à Beirão. Morcela assada. Farinheira frita. Farinheira com ovo mexido. Linguiça assada. Chouriço de Seia assado. E mariscos diversos, feitos ao natural a partir de produto fresquíssimo. E sobremesas caseiras deliciosas. Vistas bem as coisas, o ideal é mudarmo-nos para este Beirão, e nunca mais de lá sair.
O Beirão
Rua Capitães de Abril, 16, Charneca de Caparica
Tel. 212 960 223
12h-15h15, 18h-21h45
Fecha: Segunda
Preço médio: 17 euros