Uma experiência culinária guiada pela técnica e criatividade do chef Gil Fernandes, tendo como base o mar, é o que propõe a Fortaleza do Guincho
Corpo do artigo
Na secção Goa, chegamos à essência e força desta experiência. Vem o inesperado prato de carabineiro do Algarve Xeq Xeq - alusão à preparação goesa aqui aplicada ao produto do sotavento algarvio - que nos eleva pelo sabor e sofisticação. O apontamento extra da moreia ajuda à leitura direta do prato e vai mais além. No seguinte, Tradição, tenho a sorte de provar rodovalho, favas e funcho selvagem numa apresentação que só o Gil Fernandes consegue fazer. É bom reconhecer a inteligência aplicada ao sabor. O derradeiro prato da experiência chama-se Realidade Alentejana e consta de borrego merino, cuscos transmontanos e cogumelos selvagens. É como fazer um voo rasante ao território português, desta por terra.
No capítulo doce é servida Troca de Conhecimento, harmonização entre Índia e Portugal que consiste de achar de pera com marmelo. Regenera o palato e traz novidade. Segue-se o Aroma de Primavera, composição invulgar e eficaz de morango e sabugueiro, mais primaveril é difícil. A terminar, temos as mignardises que dão pelo nome de À Volta da Fogueira. E partimos a bordo desta nave sideral para voltar muitas vezes.
“Prato do dia” é um guia Evasões/TSF pelos restaurantes de Portugal. No ar de segunda a sexta, depois do meio-dia e das 18 horas.
Também disponível em tsf.pt