O Café Pardal é uma autêntica pérola restaurativa e configura autêntico serviço público. Precisamos de sítios assim.
Corpo do artigo
O Café Pardal, em Airães, Felgueiras, é uma autêntica caixa de Pandora. Esconde mil segredos e é casa de convívio livre, sempre ponteado por um requinte gastronómico inesperado. Filipe Carvalho coordena o espaço com grande sageza e conhece bem a sua clientela. Nesta altura do ano, a sardinha pequena tem muita procura, Também há um delicioso presunto caseiro, cortado fininho é base de meditação, leitura e debate; pouco mais é preciso para umas horas de conversa.
Encontramos bons bolinhos de bacalhau e rissóis feitos a preceito. Faz-se uma excelente salada de orelha de porco com molho verde, que só por si justifica um bom copo de vinho da casa. Escolhido a dedo pelo amigo Filipe, claro. A casa prepara bom fígado de cebolada e há sempre moelas estufadas, ambos são petiscos amigos do vinho. Há deliciosas patas de frango estufadas, eu gosto muito, haverá talvez quem não goste, mas é coisa bem portuguesa.
Os pratos principais são variados e cheios de sabor. O Bacalhau à Braga é uma delícia e o bacalhau à Pardal é uma perdição. Nesta variante, o bacalhau é alagado e assado, e vem servido com pimentos assados e batata a murro. A posta à Pardal também satisfaz muito bem. Trata-se de um naco de vitela fatiado, acompanhado por batatas fritas às rodelas, uma iguaria de gabarito. Faz-se polvo estufado em vinho tinto que apela forte ao coração do homem do Norte. E há polvo assado no forno com arroz do mesmo. A casa é mesmo uma caixinha de surpresas. O arroz de cabidela é fantástico, temperos e cozeduras perfeitos, a pedir um tinto vigoroso. Aqui também se faz um frango recheado que enche as medidas ao amante de pratos da tradição portuguesa, aquela por que damos a vida.
O capítulo das sobremesas está bem composto, com várias soluções para outras tantas disposições e estados de espírito. Há um singelo e simples pudim de ovos, feito à maneira caseira e com a técnica de sempre. Todos gostam e faz bem à alma. Como em casa, afinal. O semi-frio de bolacha é aquele doce que todos trazemos na memória, e aqui é particularmente apetecível. Além disso, é excelente para fazer frente à canícula, que tem estado tão presente nas nossas vidas. Fazem-se deliciosos rolinhos de ovos para aacalmar a gula e os desejos mais doces. Numa vertente mais purista e saudável, a casa tem sempre excelente fruta da época. O Café Pardal é uma autêntica pérola restaurativa e configura autêntico serviço público. Precisamos de sítios assim.
Café Pardal
Rua da Liberdade, Airães, Felgueiras
Tel.: 255488488
Web: facebook.com/pardalcafe
Das 7h às 2h, todos os dias.