O restaurante O Palco, em Coimbra, é o projeto muito assumido do chef Marco Almeida e sua mulher Ana Vinagre. O racional essencial desta casa única é dar palco aos seus fornecedores.
Corpo do artigo
O restaurante O Palco, em Coimbra, é o projeto muito assumido do chef Marco Almeida e sua mulher Ana Vinagre. O racional essencial desta casa única é dar palco aos seus fornecedores. No cardápio, a seguir à descrição de cada prato, surge o nome de cada fornecedor, e a distância a que se encontra do restaurante. Abordagem muito original do jovem casal e para nós muito útil, saber a origem do que nos é servido podia ser um imperativo de consciência de todos restaurantes.
Descrevo o menu O Palco (5 ou 8 cenas em 3 Atos), porventura o mais completo dos três que nos são propostos, sendo que os outros dois são o Equilíbrio (12 cenas) - o mais extenso - e o Vegetariano (5 ou 8 cenas em três Atos). O Ato I do menu Palco consta de 3 cenas. Estamos no domínio das entradas e a primeira cena consiste numa curiosa sequência. Pastel de nata de tremoço, fornecido por Isabel Ribeiro, que fica a 34 km da casa onde nos encontramos. Inclui também a entrada de pata roxa, do mercado municipal D. Pedro V, a 1,3 km do Palco. Serve-se ainda o Beirão, feito com Licor Beirão, obtido a 34 km. Sem dúvida estimulante, este disparo tripartido de sabores e texturas, e muito divertido. A segunda cena do Ato I é o momento do pão e da bôla. A terceira é o momento da ostra, proveniente da Ilha dos Puxadoiros.
Passamos ao Ato II, e a quarta cena do menu Palco é um prato de peixe feito com sarda, rico em ómega 3. Da família da sardinha e de outros peixes azuis. A quinta cena é de leitão e é fornecida pelo grande talho Grupo C"s, de Cláudio Cipriano, um dos mais entendidos em produto especificamente de carne. Tenho o enorme prazer de conhecer o mestre Cláudio, detentor de invulgar conhecimento de cortes e produção. Confesso que me dá algum prazer ver que o seu labor não é em vão. Ele faz mesmo o melhor que se encontra. A sexta cena do Ato II é um maravilhoso arroz de bivalves, algas e enguia fumada. A enguia é preparada e fornecida pela genial peixaria Irmãos Norinho e o arroz vem da Quinta do Seminário.
O Ato III é o momento derradeiro da nossa refeição, e a sétima cena é do domínio da pastelaria, enquanto a oitava consta de café peti-fours, para terminar em beleza. Fico particularmente feliz por ver este Palco tão feliz em Coimbra. Acompanho há mais de três décadas a oferta restaurativa da cidade e faz falta esta presença vanguardista da cozinha jovem. Além de estimular e chamar novas vocações, cria o sulco imparável da criatividade. Fazem falta restaurantes assim na cidade do conhecimento.
O Palco
Avenida Dom Afonso Henriques 55, Loja R/C-Dir, Coimbra
Tel.: 938 451 205
Web: o-palco.pt
Das 12h30 às 14h30 e das 19h30 às 22h, às segunda e de quinta a sábado; até às 14h30 ao domingo
Preço médio: 45 euros