
Taberna do Pascoal, em Évora
Foto: DR
Fica ligeiramente fora de Évora a pérola restaurativa que dá pelo nome de Taberna do Pascoal. A exemplar Maria José recebe-nos como em casa, e nós somos elevados até ao céu, pela pureza e qualidade de tudo o que aqui nos é servido.
Corpo do artigo
Fica ligeiramente fora de Évora a pérola restaurativa que dá pelo nome de Taberna do Pascoal. A exemplar Maria José recebe-nos como em casa, e nós somos elevados até ao céu, pela pureza e qualidade de tudo o que aqui nos é servido. Casa minimalista, reduzida ao mínimo essencial para nos proporcionar o máximo prazer.
A nossa anfitriã conhece profundamente o cardápio regional e tem talento mais que suficiente para exceder as nossas expectativas. No entanto, gosta de saber de antemão aquilo que mais nos agrada, tanto na forma de petisco como em termos de pratos completos. Assim, a escolha fica do nosso lado e o prazer da mesa também.
Neste aconchegado reduto, podemos encontrar torresmos do rissol, feitos como manda a regra da susbsistência. Pode haver uma excelente salada de pimentos assados, temperada com alho e bom azeite. A cacholeira frita é deliciosa e também pode fazer parte da refeição. Os ovos com farinheira são do outro mundo, fica-se a comer até se acabar, e mesmo assim talvez se repita. A oferta de pratos de peixe não é muito vasta, mas é, mesmo assim, muito boa. É o caso da cataplana de bacalhau e camarão, trabalho culinário genial e imperdível. Demonstra a capacidade integradora de sabores e texturas que pode existir no grande bivalve de cobre. Sou fã das migas de bacalhau da Taberna do Pascoal, sabem pela vida e viciam-nos na primeira colherada. Faz-se uma deliciosa sopa de tomate à alentejana, que pode vir com os acompanhamentos que quisermos, por exemplo carapaus fritos. É uma das grandes sopas do nosso país, e quanto mais simples e popular, melhor. Declaro-me fã incondicional da galinha cerejada que as mãos de Maria José produzem. Preparação cuidada, fritura divinal e sabor picado, como a gente gosta. Inesquecível, a feijoada de porco que com paciência e carinho a casa apruma e serve. É quando a rusticidade é elevada aos píncaros da alta cozinha. Em contraponto com este notável prato de tacho, há bochechas de porco assadas no forno que nos dão volta à cabeça e ao coração. Sublimidade a toda a prova. Por encomenda, Maria José faz um cozido de ir às lágrimas. Legumes de gabarito, enchidos selecionados, e carnes de excelência, com tudo o que precisamos para ser felizes. Da cozinha saem também doces terminações que preenchem a alma. É o caso do arroz doce. E é também o caso da tarte de amêndoa. Caso muito sério é esta Taberna do Pascoal. A que vamos querer voltar muitas vezes.
Taberna do Pascoal
Quinta do Desembargador, Estrada Municipal 1081, 7005-874 Évora
Tel. 266 702 110
9h-20h
Fecha: Domingo
Preço médio: 13 euros
Web: nossatelha.pt
