
Restaurante Intenso, em Lisboa.
Foto: DR
O restaurante Intenso, em Lisboa, é lugar muito especial. O chef Mateus Freire tem um conhecimento invulgar do património culinário português e aplica-o com a ligeireza e facilidade de quem nasceu para o ofício de cozinheiro.
Corpo do artigo
O restaurante Intenso, em Lisboa, é lugar muito especial. O chef Mateus Freire tem um conhecimento invulgar do património culinário português e aplica-o com a ligeireza e facilidade de quem nasceu para o ofício de cozinheiro. Tenho o privilégio de o conhecer há vários anos e de provar a sua maravilhosa comida. O tempo burilou nele as arestas da irreverência, que transformou em maturidade e sentido de serviço.
O elenco de entradas da minha predileção é extenso. O paté de fígado de frango com geleia de vinho do Porto e raspas de laranja é perfeito com tostas ou pão fresco. Há uma belíssima tábua de enchidos da Beira Baixa e presunto de 24 meses de cura, que quase configura refeição completa. Faz-se uma belíssima salada de caras de bacalhau, cebola, grão e ovo 7 minutos. Deliciosa, que só de ler abre o apetite.
Nas entradas quentes, é excelente o picapau do lombo com picles caseiros e molho 62 horas. Trabalho aturado que é vastamente recompensado no sabor. Gosto muito do xerém de coentros com ameijoas à Bulhão Pato, espécie de fusão de duas iguarias que todos adoramos. E faz-se uma super-gulosa barriga de porco crocante, que nunca mais se esquece.
Nos pratos de peixe, a escolha é variada. Há por exemplo um fantástico polvo com arroz de polvo que nos enche as medidas. O chef Mateus Freire é da Beira Baixa e isso nota-se bastante no cardápio que desenvolveu. O bacalhau à Assis é disso exemplo. Namora o bacalhau à Brás, numa variante que contempla cenoura, presunto e molho de pimentos vermelhos. Delícia inesquecível. Há um arroz de camarão muito especial, cuja base é um carolino do Ribatejo e é cremoso como o risoto. O mago Mateus produz uma maravilhosa lula grelhada com mollho de caldeirada e açorda de coentros. É um dos pratos mais felizes feitos a partir de lula que eu conheço.
Os pratos de carne oferecem delícias inesquecíveis, especialmente nesta altura do ano, em que instalamos a caça à mesa. Há um entrecote grelhado com esparregado de espinafres e batata frita. Faz-se um fantástico escabeche de perdiz, equilibrado e sem excessos ácidos. É brilhante o javali estufado com castanha e romã. E o nosso herói produz uma imperdível feijoada de lebre.
Como sobremesa, opte pela tigelada beirã, receita do avô do chef, feita com ovos, mel e limão. Há um imperdível bolo de chocolate negro com mousse de chocolate e creme de chocolate branco. E tem também um incrível pudim Abade de Priscos, feito como manda a regra. Tudo sabe pela vida no Intenso.
Intenso
Rua da Boavista 69-A, 1200-066 Lisboa
Tel. 938 381 922
9h-00h
Fecha: Não fecha
Preço médio: 27 euros
Web: intensolisboa.com
