A Rainha de Inglaterra frisou, no entanto, que o bem tem triunfado porque " a luz brilha na escuridão".
Corpo do artigo
Na mensagem de Natal que endereçou aos seus súbditos, esta sexta-feira, a Rainha Isabel II focou-se, sobretudo, em mostrar como a fé cristã tem vindo a sobrepor-se às "trevas" que abalaram o ano de 2015.
"É verdade que o mundo teve que confrontar momentos de trevas este ano, mas o Evangelho segundo João contém um verso de grande esperança, habitualmente lido em serviços natalícios: 'A luz brilha na escuridão e a escuridão ainda não a superou'", começou por sublinhar a monarca, de 89 anos.
Apesar de não fazer referência direta a ataques terroristas como o de Paris (em novembro) ou o da Tunísia (em junho), Isabel II fez questão de relembrar o público de que a mensagem cristã "não é de vingança ou de violência". "Há um velho ditado que diz que é melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão".
No seguimento destas palavras, destacou a importância de valores como a família e a esperança. "Uma das alegrias de viver uma longa vida é ver os nossos filhos, depois netos e bisnetos a ajudar a decorar a árvore de Natal. E este ano, a minha família tem um novo membro para se juntar à diversão", recordou, referindo-se à princesa Charlotte, filha de William e Kate Middleton, nascida em maio.
A mensagem natalícia foi gravada no início deste mês no Palácio de Buckingham. Sentada à secretária, em frente de uma árvore de Natal, a monarca britânica envergou um vestido branco e prateado, da autoria da estilista Angela Kelly, para entregar a mensagem festiva que assinala os seus 63 anos de reinado e que será a última antes de atingir o seu 90º aniversário, a 21 de abril de 2016.
Veja a mensagem na íntegra, a partir de um minuto e 56 segundos de vídeo.
[youtube:veL8xhN_-vg]