Um aluno disparou, esta quarta-feira de manhã, numa escola do ensino básico no centro de Belgrado, causando nove mortos e vários feridos.
Corpo do artigo
A polícia recebeu uma chamada telefónica a propósito de um tiroteio na escola Vladislav Ribnikar, por volta das 8.40 horas, horário local (7.40 horas em Portugal continental), referiram as autoridades policiais em comunicado.
O tiroteio provocou nove mortos: oito crianças e o guarda da escola.
De acordo com as autoridades policiais, outras seis crianças e uma professora ficaram feridas.
O suspeito, um estudante do sétimo ano do ensino básico (terá entre 13 e 14 anos), foi detido, segundo a polícia. Identificado como Kosta Kecmanovic, nascido em 2009, era aluno na escola onde ocorreu o tiroteio. As autoridades revelaram que tinha uma lista de pessoas a abater no ataque.
O adolescente aparentemente disparou vários tiros, com uma arma do pai, contra outros alunos e o guarda que fazia a segurança da escola.
De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), vários pais aterrorizados chegaram à escola à procura dos seus filhos.
Imagens dos meios de comunicação locais mostraram a comoção do lado de fora da escola quando a polícia retirou o suspeito do tiroteio do local.
Tiroteios em massa na Sérvia são extremamente raros. No entanto, especialistas alertam repetidamente sobre o número de armas que permaneceram no país após as guerras da década de 1990.
A polícia isolou os quarteirões em redor da escola Vladislav Ribnikar, que se localiza no centro de Belgrado.
O ensino básico na Sérvia é composto por oito anos de escolaridade.