JNTAG - O “Oeiras Valley Science Festival” decorre entre 21 e 25 de maio e os três primeiros dias são dedicados aos “futuros cientistas”.
Corpo do artigo
Durante cinco dias, Oeiras transforma-se na “capital da Ciência” com a primeira edição do “Oeiras Valley Science Festival”, um evento no Taguspark que vai reunir dezenas de especialistas em torno do tema da Inteligência Artificial.
E a pensar nos “futuros cientistas”, entre 21 e 23 de maio a programação é pensada para os mais novos, com presença confirmada de mais de seis mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário, num total de 48 escolas.
Para aprender e estimular o interesse para as carreiras científicas há workshops, experiências e demonstrações em torno das potencialidades desta realidade em ascensão que é a Inteligência Artificial.
Ser astronauta ou gerar energia a pedalar
Uma das entidades presentes é o NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação, que dá oportunidade aos visitantes de serem astronautas, engenheiros e programadores. Destaque para a possibilidade de construir um “robot pintor” ou um carrinho elétrico com materiais reciclados e de programar com microbit.
Outro destaque é o Laboratório da Polícia Científica, que desafia os mais pequenos a realizar testes laboratoriais e a assistir à revelação de impressões digitais.
Dependendo da faixa etária que visita o festival em cada dia, estão também previstas oficinas e demonstrações pontuais. É o caso de “Vestígios da Biodiversidade", na qual os alunos poderão analisar vestígios da presença de seres vivos, como amostras de pelo e penas ou réplicas de pegadas, para conhecer os hábitos de diferentes espécies. Esta atividade, promovida pelo Pavilhão do Conhecimento, decorre na tarde de 22 de maio.
Já o Centro de Ciência Viva de Estremoz, dias 22 e 23, apresenta a experiência “Energia a Pedalar”, que ensina a gerar energia de forma sustentável e colaborativa. Ao pedalar num conjunto de cinco bicicletas que convertem a energia mecânica em eletricidade, os participantes vão simular o uso de fontes de energias renováveis.
Destaque ainda para o workshop “IA para Pequenos e graúdos: Brincadeiras e jogos para toda a família”, às 14 horas do dia 23 de maio. Álvaro Ferreira, professor da Universidade Católica do Porto e engenheiro informático, irá demonstrar como a tecnologia pode ser transformada numa ferramenta para fortalecer a imaginação e o tempo em família.
A entrada é gratuita. Mais informações sobre a programação e horários no site do festival.