A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica desencadeou uma operação de combate à contrafação na zona de Guimarães, no seguimento de uma investigação luso-espanhola da prática de falsificação de marca registada em artigos de cutelaria, direcionada a um complexo industrial de produção e embalamento de artigos de cutelaria.
Corpo do artigo
Na operação, que decorreu em simultâneo numa fábrica de Guimarães e em dois armazéns, na Galiza, em Espanha, foram apreendidos cerca de 56.200 artigos contrafeitos, entre talheres diversificados e caixas de embalamento, para além de cunhos que permitiam a gravação da marca ilegalmente posta nos talheres.
O valor total da apreensão ascendeu a 15.800 euros.
"Os talheres contrafeitos, depois de produzidos em Portugal, seguiam para uma empresa localizada em Espanha (Galiza), visando, sobretudo, o mercado espanhol. Essa empresa foi também, em simultâneo, alvo de buscas por parte da Polícia Espanhola, onde as apreensões ultrapassaram o meio milhão de artigos", precisa a ASAE em comunicado.
As ações desenvolvidas no âmbito desta cooperação, tiveram a colaboração e acompanhamento de inspetores da ASAE em Espanha, bem como, elementos da polícia espanhola que acompanharam as diligências realizadas em Portugal.