Uma cidadã brasileira, de 35 anos, foi alvo de insultos xenófobos por parte de uma portuguesa no aeroporto do Porto. O incidente aconteceu depois de uma amiga da portuguesa ter deixado cair a mala no pé da imigrante brasileira, que filmou os insultos que se seguiram.
Corpo do artigo
A vítima, imigrante na Europa há mais de sete anos, contou ao jornal brasileiro "Gazeta Bragantina" que o ataque aconteceu quando esperava um voo para Barcelona, Espanha, onde vive.
Segundo a cidadã brasileira, que preferiu manter o anonimato, o confronto subiu de tom depois de a mala de uma mulher ter caído em cima do seu pé e de ter reagido com as palavras "Ai, doeu". "Doeu? É problema seu", terá respondido uma amiga, de nacionalidade portuguesa, antes de dizer que a brasileira não era "bem-vinda em Portugal".
No vídeo filmado pela visada e divulgado nas redes sociais, é possivel ouvir a portuguesa a dizer o seguinte: "Pode filmar o que quiser. Olha aqui a minha carinha, pode pôr na Internet. Sua porca! Vá para a sua terra, sua porca! Sou portuguesa de raça. Você é que é brasileira, vá para a sua terra. Sua raça de filhas da p***". À medida que vai falando, a cidadã portuguesa é afastada do local pela amiga que a acompanha.
Ao jornal brasileiro "Gazeta Bragantina", citado por várias publicações brasileiras, como o "Globo", o "G1" e o "Estadão", a vítima referiu que chamou o segurança do aeroporto e que, mesmo assim, a agressora não parou de a insultar.
A imigrante de 35 anos garante que pretende tomar "providências" para que um caso como este "não volte a acontecer", não apenas consigo, "mas com todos os brasileiros que vivem e trabalham" no estrangeiro.