A PSP deteve esta quarta-feira três homens e desmantelou um grupo que se dedicava ao furto de viaturas através da descodificação e reprogramação das unidades eletrónicas. No âmbito da mesma investigação já haviam sido recuperados três carros de gama alta, furtados em Matosinhos, Maia e Vila do Conde.
Corpo do artigo
O grupo altamente organizado possuía aparelhos e programas informáticos que lhe permitiam contornar e desbloquear os sistemas de segurança das viaturas. De seguida, assumiam o controlo das mesmas, reprogramavam-nas e levavam-nas.
Após já ter conseguido recuperar três viaturas furtadas, os elementos da Divisão de Investigação Criminal avançaram esta manhã para a "Operação Programação" que implicou a realização de três buscas domiciliárias e uma não domiciliária nas áreas de Matosinhos, Maia, Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim.
Foram detidos três homens, com 40, 48 e 49 anos. E apreendidos aparelhos eletrónicos de programação e desbloqueamento de sistemas de segurança das viaturas, equipamentos eletrónicos (centralinas, telemáticas e de arranque), computadores portáteis, discos rígidos, telemóveis e quatro chaves de viaturas de gama alta.
A operação teve o apoio da GNR nas áreas de jurisdição sob sua responsabilidade.
Os detidos vão ser presentes junto das Autoridades Judiciárias para aplicação de medidas de coação.