O corpo de Mário Luiz Oliveira, um dos sócios do Café Nicola, na Baixa de Coimbra, foi encontrado ontem de manhã pela Polícia Judiciária numa fossa de uma casa em Chãs, no concelho de Miranda do Corvo. Um suspeito, de 36 anos e com ligação à vítima, foi detido e será amanhã presente ao juiz.
Corpo do artigo
O empresário, de 57 anos, estava desaparecido desde 19 de agosto, tendo o seu carro sido encontrado no dia seguinte, com o vidro partido da porta do lado do condutor, numa zona de mato na localidade de Senhor da Serra, a cerca de dois quilómetros do local onde o corpo foi ontem encontrado. Segundo a Polícia Judiciária, o homicídio foi cometido por volta do dia do seu desaparecimento, no perímetro entre o local onde foi encontrado o carro e onde encontraram o cadáver.
“A motivação para este crime não é minimamente segura. Mas as diligências recolhidas apontam para os crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver. Houve voluntariedade no ato de matar a vítima”, aponta o diretor da Diretoria do Centro da Polícia Judiciária, Jorge Leitão, completando que vítima e arguido se conheciam, sem precisar a relação. “Trata-se de um homem estrangeiro, de 36 anos, legal em Portugal desde 2021, e com uma vida estruturada”, conta. Segundo o JN conseguiu apurar, o suspeito trabalha na construção civil mas já teria trabalhado em hotelaria, onde conheceu Mário Oliveira.
Jorge Leitão revela que o suspeito reagiu com naturalidade à detenção e tem colaborado com as autoridades. A casa onde vivia, e onde foi encontrado o corpo de Mário Luiz, era partilhada com outros colegas de trabalho. Completa ainda que as investigações vão prosseguir, para determinar a motivação e se há ou não mais suspeitos.
Com férias marcadas
Mário Luiz Oliveira era um dos três sócios do Café Nicola, um dos espaços mais emblemáticos da Rua Ferreira Borges, na Baixa de Coimbra. A 19 de agosto, um sábado, fechou o café e nunca mais foi visto. Aquando do desaparecimento tinha férias marcadas no Algarve com a mulher e o filho, para onde iria na segunda-feira seguinte, dia 21 de agosto.