A PSP do Porto desmantelou um perigoso grupo de criminosos dedicado a furtos de cafés e bombas de gasolina na zona do Porto. O gangue, com cerca de dez elementos, visava máquinas de tabaco e dinheiro. Em apenas dez meses cometeram pelo menos 28 assaltos, causando prejuízos de centenas de milhares de euros.
Corpo do artigo
O saldo final da operação concretizada ontem pela Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto foi de quatro detidos, quatro suspeitos constituídos arguidos e várias apreensões: 18 mil maços de tabaco, 1500 doses de MDMA, nove mil euros, duas viaturas furtadas, duas armas de fogo e vários artigos usados para cometer os crimes.
Segundo o comissário Paulo Varandas, a investigação iniciada em setembro passado ainda não terminou, esperando-se a realização de mais diligências visando esta rede criminosa.
Combinavam assaltos em café da mãe
Os suspeitos combinavam os assaltos no café da mãe de um deles, em Gondomar. Depois, de madrugada, seguiam para cafés e restaurantes com máquinas de tabaco ou bombas de gasolina. Primeiro, tentavam arrombar as portas com ferramentas tipo pé de cabra. Quando não conseguiam, lançavam as viaturas contra as grades.
Foram identificados pelo menos 28 ilícitos nas áreas de Porto, Maia, Gondomar, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Paços de Ferreira, Felgueiras, Lousada, Amarante, Paredes e Ovar.
Vendiam tabaco roubado e tabaco contrabandeado
O grupo tinha o tabaco como principal objetivo. Aliás, a atividade tornou-se tão lucrativa que, além de venderem os cigarros roubados, também importavam tabaco de contrabando para abastecerem a rede de intermediários que tinham montado. Dos 18 mil maços apreendidos em garagens alugadas, cerca de 17 mil eram de contrabando.
Dos cafés roubados também levavam caixas registadoras, máquinas automáticas de trocos e café.
O gangue também já começara a furtar viaturas. Foram recuperados dois carros de gama alta e apreendidos vários aparelhos para detetar localizadores GPS e inibir sistemas de segurança e alarme.
Os detidos vão ser apresentados esta tarde de sexta-feira a primeiro interrogatório judicial.