A greve do Corpo de Guardas Prisionais (CGP), que entre outros serviços afeta o transporte de presos aos tribunais, levou na manhã desta terça-feira ao adiamento do julgamento de um homem acusado de tráfico de droga, conhecido como o “Escobar de Pedrogão”, que estava marcado para o Tribunal de Beja.
Corpo do artigo
A sessão agendada para amanhã, quarta-feira, foi também adiada face à greve dos guardas prisionais e agendada para a segunda semana de março. Para duas testemunhas que faltaram à sessão desta terça-feira, por já ser um comportamento recorrente, foram emitidos mandados de detenção para condução ao tribunal no dia da primeira sessão.
O arguido, de 43 anos, conhecido como “Escobar de Pedrogão”, foi detido às 5.15 horas do dia 15 de março do ano passado por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Beja, em Marmelar, concelho de Vidigueira, tendo na sua posse mais de 6270 doses de diversos tipos de estupefacientes, que a preços de mercado valeriam mais de 260 mil euros. Foram-lhe também apreendidos 106.239 euros em numerário.
Depois de uma investigação que durou seis meses, foi alvo de seis mandados de busca - uma em domicílio, uma em terreno agrícola e quatro em veículos - que resultaram na maior apreensão de sempre de droga e dinheiro por parte do Comando Territorial de Beja (CTBeja).
A detenção foi feita numa estrada municipal, depois de o suspeito ser seguido pelas autoridades. Quando se percebeu que ia ser detido, fez uma brusca mudança de sentido com o seu automóvel, fazendo marcha atrás a alta velocidade e embatendo num veículo descaraterizados da GNR, onde seguiam militares do NIC que se preparavam para a detenção.
Na sequência das diversas buscas de que foi alvo, foram-lhe apreendidas 5289 doses de heroína, 520 doses de cocaína, 410 doses haxixe, 57 doses de liamba e 66 sementes de canábis.
Foi ainda desmantelada um estufa que estava instalada no interior de uma residência e apreendidos diversos materiais elétricos e artigos relacionados com a preparação, embalamento e acondicionamento de estupefacientes.
Os militares do NIC apreenderam ainda três veículos automóveis, um motociclo, 66 munições de calibre 12, uma besta, um punhal, duas facas, cinco telemóveis, três balanças e dois computadores portáteis.
O detido dedicava-se à venda de cocaína, heroína, haxixe e liamba em várias localidades do concelho de Vidigueira. Está em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja.