A Polícia Judiciária (PJ) deteve seis homens e uma mulher que montaram uma cilada e tentaram matar um homem, de 54 anos, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores. O crime estaria relacionado com o consumo e tráfico de estupefacientes, informou a PJ esta quinta-feira.
Corpo do artigo
Segundo fonte próxima do processo, tudo começou com um desentendimento entre dois consumidores e, simultaneamente, pequenos traficantes de droga uns dias antes do crime. Depois da troca de agressões, um dos indivíduos, que ficou com mais lesões do que o rival, quis vingar-se e reuniu seis amigos, também toxicodependentes, para montar um plano com o objetivo de matar oponente.
A cilada, concretizada no início deste mês, começou com a única mulher do grupo, usada como isco, a prometer dar dinheiro ao alvo para, suspeita a investigação, comprar droga. Convencido de que ia receber o montante prometido, a vítima, de 54 anos, seguiu a mulher à caixa multibanco, mas foi surpreendido num espaço isolado da cidade. Nesse local, foi imediatamente agredido pelos seis homens que, tal como planeado, estavam à sua espera.
Ao que o JN apurou, alguns dos agressores usaram bastões para consumar o ataque e, pelo menos, um deles utilizou uma faca para golpear a vítima oito vezes, causando-lhe ferimentos na cabeça e no tronco. Quatro desses ferimentos foram muito profundos e, por muito pouco, não causaram a morte do alvo da emboscada.
Segundo a mesma fonte, os agressores fugiram do local convencidos de que o toxicodependente iria morrer, todavia este conseguiu arrastar-se durante alguns metros e bater à porta de uma residência para pedir ajuda. Seria, então, transportado para uma unidade hospitalar, onde continua internado.
Seis buscas
O caso foi investigado pela PJ que, em comunicado publicado nesta quinta-feira, informou que o Departamento de Investigação Criminal dos Açores executou, na semana passada, mandados de busca domiciliárias. Durante estas buscas foram apreendidos “relevantes elementos de prova”, entre as quais objetos com sangue da vítima. Foi ainda apreendida “droga sintética”.
Todos os detidos estão indiciados de tentativa de homicídio e foram levados ao tribunal para serem interrogados pelo juiz de instrução criminal. No final, ao autor das facadas foi imposta a prisão preventiva e outros dois detidos, indiciados por usar o bastão para atacar a emboscado, ficaram proibidos de contactar ou aproximar-se da vítima, assim como obrigados a apresentações diárias no posto da PSP no local de residência.