Os cinco detidos na operação da PSP contra o principal grupo de furtos de carros do Grande Porto foram levados esta quarta-feira ao Tribunal de Matosinhos.
Corpo do artigo
O subcomissário Afonso Sousa, da Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto, adiantou que o grupo em causa é suspeito de mais de 300 furtos cometidos nos últimos nove meses.
Trata-se de cinco indivíduos, com idades entre 20 e 50 anos e residentes nos concelhos do Porto, Maia e Matosinhos. Outros seis foram constituídos arguidos, por suspeitas do desmantelamento e venda das viaturas furtadas.
5724987
Como o JN revelou em primeira mão, a operação visou aquele que a PSP considera o grupo de assaltantes de carros mais ativo no Grande Porto. Foram realizadas cerca de 30 buscas, nos distritos do Porto e de Braga, algumas das quais as armazéns e oficinas que recebiam os veículos.
Além de quatro dezenas de viaturas, foram apreendidos centenas de motores, centralinas, volantes,
jantes e outros componentes, bem como aparelhos eletrónicos de desbloqueamento de sistemas de segurança das viaturas e equipamentos usados no furto e no desmantelamento.
Nas buscas foram também encontradas duas dezenas de chapas de matrículas de veículos furtados.
O grupo privilegiava veículos da BMW e da Renault, mas há registo de muitas outras marcas.
Os detidos serão interrogados no Tribunal de Matosinhos, não sendo previsível que sejam conhecidas medidas de coação ainda nesta quarta-feira.