Um homem de 88 anos tentou matar a mulher, de 83, e suicidar-se de seguida num dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Fafe.
Corpo do artigo
Um idoso, de 88 anos, será indiciado pelo crime de homicídio na forma tentada, depois de ontem, ao início da tarde, ter tentado matar a esposa, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Fafe, onde ambos residem. O homem, que já exerceu a profissão de barbeiro, pegou numa das navalhas antigas que ainda possui para fazer a barba e atingiu a mulher, de 83 anos, na zona do pescoço. Depois, fez o mesmo a si próprio, tentando suicidar-se.
Uma funcionária da Santa Casa da Misericórdia de Fafe apercebeu-se do que se estava a passar e foi de imediato em auxílio da utente octogenária, chamando, ao mesmo tempo, por outros colegas de serviço na instituição.
Como não estava fácil manietar o idoso, que se recusava a entregar a navalha, foi pedida a presença da respetiva filha, que rapidamente chegou ao local e conseguiu dissuadir o pai das suas intenções, tendo este acabado por entregar a lâmina.
Entretanto, foram acionados os meios de socorro, que, rapidamente, acederam ao local. Equipas dos Bombeiros Voluntários de Fafe e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do INEM, do Hospital de Guimarães, estabilizaram o casal ainda no lar e, depois, transportou-o para o Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.
Os idosos deram entrada na unidade hospitalar com ferimentos considerados ligeiros, já que os golpes com a navalha não foram muito profundos.
A GNR foi chamada, mas, por estar em causa um crime de tentativa de homicídio, o caso foi entregue à Polícia Judiciária de Braga. Os inspetores estiverem no local do crime a recolher toda a prova, inquiriram as testemunhas e deverão proceder à detenção do idoso, ainda que tal possa depender de uma avaliação médica.
À hora de fecho desta edição, os ferimentos autoinfligidos não eram impeditivos de uma possível alta clínica, mas faltava sujeitar o idoso a uma avaliação psiquiátrica para perceber se o ato praticado foi consequência, por exemplo, de alguma demência.
Um homem de bom trato
Pelo que o JN apurou, não havia nenhuma suspeita de que a relação do casal viesse a ter tal desfecho. No lar de Fafe, o homem era tido como uma pessoa educada e de bom trato.
Face aos factos, o idoso será, em princípio, indiciado da prática de um crime de homicídio na forma tentada e poderá mesmo ser alvo de medida de coação, como o afastamento da esposa ou internamento compulsivo.
O JN contactou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Fafe, António Soares Peixoto, que não quis comentar o caso, por estar em investigação, e apenas elogiou os funcionários da instituição que dirige. “Agiram com grande coragem e rapidez, e isso é de elogiar”, referiu o provedor da Misericórdia fafense.
Pormenores
Crime no quarto
O antigo barbeiro partilhava o mesmo quarto com a mulher, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Fafe. E foi ali que, por razões ainda desconhecidas, tentou matar a esposa e também pôr termo à sua própria vida.
Quatro lares
A Misericórdia de Fafe tem, além de outras valências sociais, quatro lares de idosos. Aquele onde ontem ocorreu o incidente situa-se na Rua Visconde Moreira de Rei. Tem um segundo lar a dois passos, na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, e outros dois em Quinchães e em Cepães.
28 vítimas mortais
Em 2022, houve 28 vítimas mortais em contexto de violência doméstica: 24 mulheres e quatro crianças.