Jovens de Ermesinde com 16 anos assaltaram bomba de gasolina e roubavam no metro
Dois jovens de 16 anos, ambos estudantes e residentes em Ermesinde, foram detidos na manhã de terça-feira, pelas 8 horas, por agentes da Divisão de Investigação Criminal da PSP, na sequência de investigações relacionadas com uma série de roubos cometidos ao longo deste ano em Valongo, Maia e Gondomar.
Corpo do artigo
As investigações realizadas apontam para a autoria de, pelo menos, oito crimes de roubo, nos quais as vítimas - muitas delas jovens e menores - foram ameaçadas e, em alguns casos, agredidas. Os detidos são também suspeitos de estarem envolvidos num assalto à mão armada a um posto de combustível e num caso de sequestro.
As autoridades indicam ainda que ambos já haviam praticado outros sete crimes antes de atingirem a maioridade penal (16 anos), os quais estão sob análise do Tribunal de Família e Menores de Gondomar.
De acordo com as autoridades, os suspeitos agiam de forma coordenada, abordando principalmente vítimas em locais públicos, como estações ferroviárias e de metro. Sob ameaça, frequentemente exigiam pertences das vítimas, como bens pessoais e dinheiro, e em algumas situações obrigavam-nas a realizar levantamentos em caixas multibanco.
No dia em que os jovens foram detidos, foram realizadas buscas domiciliárias que resultaram na recolha de provas relevantes, incluindo objetos que ligam os suspeitos aos crimes investigados. Reconhecimentos efetuados pelas vítimas também reforçaram as suspeitas sobre a participação dos jovens nos ilícitos.
Os detidos serão apresentados esta quarta-feira, pelas 14 horas, à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial.