Uma embarcação de alta velocidade suspeita de atividades de narcotráfico foi apreendida, na última noite, numa operação em águas internacionais a sul de Portugal, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN), referindo que foram identificados quatro homens a bordo.
Corpo do artigo
Este é o balanço da mais recente operação de combate ao narcotráfico em águas internacionais a sul de Portugal, desenvolvida pela Marinha Portuguesa e pela AMN, em cooperação com a Polícia Judiciária (PJ), destacando-se a "deteção, interseção e apreensão de uma embarcação de alta velocidade suspeita de praticar atividades de narcotráfico, que tinha a bordo quatro depósitos de combustível".
Em comunicado, a AMN indicou que a embarcação suspeita "era tripulada por quatro homens, três de nacionalidade espanhola e um de nacionalidade marroquina, com idades compreendidas entre os 29 e os 47 anos".
A embarcação foi identificada e, posteriormente, perseguida por duas embarcações de alta velocidade, uma tripulada por elementos do Grupo de Ações Táticas (GAT) da Polícia Marítima e outra por fuzileiros da Marinha.
Relativamente aos quatro homens a bordo, a AMN disse que foram "sujeitos aos necessários procedimentos de identificação e consequentes formalismos de tramitação legal".
A Marinha, empenhando meios do Comando Naval, e a Autoridade Marítima Nacional, através da Polícia Marítima, desenvolvem continuamente missões de combate ao narcotráfico.
Desde o início de 2023, foram identificadas 115 pessoas e apreendidas 43 embarcações de alta velocidade "com mais de 33 toneladas de produto estupefaciente", revelou a AMN.