A GNR de Leiria anunciou esta terça-feira a detenção de um homem de 47 anos, por suspeita de violência doméstica, no concelho de Alcobaça.
Corpo do artigo
O detido é acusado de maus-tratos verbais, físicos e psicológicos sobre a mãe, de 74 anos, que se via obrigada a pedir dinheiro para alimentar o vício da droga do filho.
A investigação que levou à detenção foi coordenada pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) e permitiu reunir provas de que o homem, desempregado, "exigia à vítima quantias monetárias para adquirir produto estupefaciente, coagindo-a com ameaças de morte e agressões físicas com violência, nomeadamente através de estrangulamento".
Segundo a GNR, foi ainda possível apurar que a mulher era obrigada a pedir quantias monetárias à população local, com o objetivo de angariar dinheiro suficiente para o suspeito adquirir produto estupefaciente para o seu consumo diário.
Com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, o detido foi ouvido por um juiz de instrução criminal do Tribunal Judicial de Leiria, que o mandou aguardar julgamento em prisão preventiva.