Oito detidos da rede de tráfico de droga que operava no distrito de Bragança em preventiva
O Tribunal Judicial de Mirandela aplicou, esta noite, a medida de coação mais grave (prisão preventiva) a cinco mulheres e três homens detidos ontem no decurso da operação “Matriarca”, organizada pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Mirandela numa investigação de tráfico de droga.
Corpo do artigo
“Foi o culminar de uma investigação que já decorria há dois anos, onde foi possível identificar esta rede organizada que tinha o seu papel bem definido pelos diversos detidos, que adquiriam o produto estupefaciente na região do Porto e que a traziam para o distrito de Bragança, procedendo à sua distribuição nos concelhos de Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães”, revelou a capitão Edna Almeida, comandante da GNR de Mirandela.
Na operação “Matriarca” foram apreendidas 30 doses de haxixe, 830 euros em numerário, 15 telemóveis, duas viaturas, dois tablets e um computador, entre outro material.
Ao que o JN apurou, todos os elementos desta rede têm relações familiares e, em várias ocasiões, utilizaram mesmo os filhos menores para fazer a distribuição do produto.
Os detidos, com idades entre os 23 e os 53 anos de idade, começaram a ser ouvidos, ao início desta quinta-feira à tarde, por um juiz de instrução criminal do Tribunal Judicial de Mirandela, sob forte aparato policial, acabando por determinar a prisão preventiva para os oito, ficando a aguardar o desenrolar do processo. Os três homens recolheram ao estabelecimento prisional de Bragança, enquanto as cinco mulheres vão ficar no estabelecimento prisional de santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.
No seguimento das diligências policiais, a GNR deteve ainda um homem e uma mulher, de 38 e 53 anos, pelos crimes de tráfico de estupefacientes, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza.