Na reta final antes de deduzir acusação, o Ministério Público confrontou, esta terça-feira à tarde, Hugo Carneiro, conhecido por "Polaco" e um dos principais arguidos da operação "Pretoriano", com novas provas e indícios. O suspeito terá decidido colaborar com a investigação e falou durante mais de duas horas.
Corpo do artigo
Em causa está uma investigação que visa Fernando Madureira e outras 11 pessoas por terem, alegadamente, criado um clima de intimidação entre os sócios do F. C. Porto para calar as vozes da oposição no período pré-eleitoral do clube e manter uma avultada fonte de rendimentos, através da claque Super Dragões.
"Polaco" foi esta terça-feira chamado à Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto, onde foi confrontado com alegadas novas provas.
Segundo o seu advogado, Paulo Figueiredo, o arguido "respondeu a todas as questões" e "colaborou" com a investigação. O causídico manifestou ainda a sua "confiança" no evoluir do processo e "ansiedade" pela dedução de acusação que, acredita, "deverá acontecer rapidamente". A expectativa é de que tal aconteça já no princípio de agosto.
Há dias, foram ouvidos Fernando Madureira, a mulher deste, Sandra, Vítor "Catão" e Fernando Saúl, este último ex-funcionário do F. C. Porto. Todos eles foram confrontados com novas provas no processo, que incide sobre pretensos crimes de ofensa à integridade física no âmbito de espetáculo desportivo, coação e ameaça agravada, instigação pública ao crime, arremesso de objetos ou produtos líquidos e ainda atentado à liberdade de informação.
Hugo Carneiro e Fernando Madureira, conhecido por "Macaco", tinham, a 7 de fevereiro, sido colocados em prisão preventiva. Em junho, ambos recorreram para o Tribunal da Relação do Porto da decisão da juíza de instrução que, então, decidiu manter a medida de coação.
Os desembargadores confirmaram a decisão quanto a "Macaco", mas mandaram libertar "Polaco", impondo-lhe três apresentações semanais na esquadra. Hugo Carneiro deverá também estar numa esquadra da área da residência durante os jogos do F. C. Porto.