03.04.2020

Pandemia

Bombeiros Sapadores de Braga desinfetam lar com óbitos por Covid-19

Bombeiros Sapadores de Braga desinfetam lar com óbitos por Covid-19

Os Bombeiros Sapadores de Braga desinfetaram ao longo da tarde desta sexta-feira o Lar de Idosos do Asilo de São José, a instituição particular de solidariedade social do concelho mais afetada com as consequências da Covid-19.

Através da Proteção Civil de Braga, os Bombeiros Sapadores procederam a uma ação de desinfeção de uma ala completa no Lar Asilo de São José, com o objetivo de salvaguardar a segurança dos utentes desta instituição onde já se verificaram casos de propagação de Covid-19, alguns de repercussões graves, incluindo já cinco mortes, no Hospital de Braga.

Toda a ala foi desocupada, de acordo com uma reorganização desenvolvida pela Proteção Civil, pelo Delegado de Saúde e pela própria instituição, para que a desinfeção se pudesse realizar de forma eficiente e garantindo-se a segurança sanitária para todos os envolvidos.

Este serviço poderá repetir-se noutra ala da instituição que seja desocupada, tendo esta ação envolvido dois bombeiros dentro do lar, equipados com atomizadores e dois outros bombeiros fora, para ajudar na descontaminação e no recarregamento dos atomizadores.

Segundo Altino Bessa, o vereador da Proteção Civil, "consegue-se desta forma proteger uma das camadas mais vulneráveis da sociedade, os utentes e funcionários dos lares, num local onde os testes de despistagem revelaram vários casos de infeção".

"Esta foi a primeira ação de desinfeção realizada pelos Bombeiros Sapadores de Braga e será repetida noutros locais do concelho, consoante identificação dos casos prioritários pela Autoridade de Saúde e a disponibilidade da Companhia de Bombeiros Sapadores para a sua realização", salientou, adiantando que Braga, com o conjunto de medidas que tem posto em prática, "está desde o início na linha da frente no combate a esta pandemia".

As ações de desinfeção são mais uma forma de o Município de ​​​​​​​Braga auxiliar no combate à pandemia e prevenir a sua propagação. Para realizar este trabalho em segurança, os Bombeiros Sapadores foram dotados dos necessários meios materiais para proteção em face da Covid-19, segundo acrescentou ainda o vereador Altino Bessa.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG