<p>As escavações junto às Escadas Monumentais, próximo da Alta Universitária de Coimbra, encontraram vestígios da época medieval. A autarquia está a ponderar melhor solução para a preservação das estruturas.</p>
Corpo do artigo
Os vestígios agora encontrados ficaram soterrados depois das obras de construção da Alta Universitária, em 1947. "É um sítio com um património muito grande, que tinha edifícios dos dois lados, ligados à igreja e ao antigo liceu", explica o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Mário Nunes.
Para além das estruturas constituintes das antigas escadas do liceu, foram ainda encontrados outros vestígios mais antigos com o pelouro da Cultura da autarquia a considerar poder tratar-se do tramo de uma antiga cerca medieval. Mário Nunes conta que, entre os vestígios, se encontram vários pedaços de telha, "tudo situado na Idade Média". Para o autarca, as marcas encontradas mostram que "a Alta de Coimbra foi ocupada durante muito tempo, sendo também uma marca da fixação de estudantes em Coimbra". Os trabalhos estão já a ser acompanhados por uma equipa de arqueólogos ligada à autarquia, que está a fazer o registo de todas as estruturas encontradas.
A Câmara adianta estar "a ponderar a melhor solução relativamente à preservação das várias e antigas estruturas e sua eventual integração no projecto".
Os vestígios foram encontrados durante as obras de repavimentação do Bairro Sousa Pinto (anexo às Escadas Monumentais), iniciadas em Abril. A empreitada, orçada em 400 mil euros, prevê ainda a execução de novas infraestruturas de electricidade e esgotos, criação de novos acessos às escadas e revegetação do espaço envolvente.