A Câmara Municipal de Alcochete anunciou hoje que vai consultar instituições de crédito para contração de um empréstimo, no valor de cerca de 1,2 milhões de euros, para a realização de obras numa escola do concelho.
Corpo do artigo
O empréstimo tem como objetivo a realização das obras de reabilitação e ampliação da E.B.1 - J.I n.º 2 de Alcochete (escola do Valbom).
"Esta matéria esteve em apreciação na reunião de câmara descentralizada que decorreu na Fonte da Senhora com a ratificação por unanimidade do despacho nº 32/18 -- Autorização para a contração de um empréstimo de médio e longo prazo no valor de 1.230.000,00 euros e as respetivas consultas às instituições de crédito", refere a autarquia em comunicado enviado à Lusa.
Esta intervenção é um dos investimentos candidatados a fundos comunitários no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial e, de modo a não comprometer quer a sustentabilidade financeira do Município, quer o plano de investimentos previsto para o presente ano económico, a autarquia optou pela contração de um empréstimo por um período de 18 anos com um ano de carência de capital.
"A obra ideal seria a construção de um novo centro escolar que permitisse eliminar em todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico os horários duplos e das listas de espera, contudo, não sendo de momento possível, este é um investimento que vai ajudar a atenuar alguns dos constrangimentos existentes", afirmou o presidente Fernando Pinto.
Para o presidente da câmara municipal, "há uma aposta nítida na educação" e a requalificação da escola de 1.º ciclo / J.I. do Passil será a próxima obra a avançar, sendo que o executivo municipal já efetuou o levantamento de necessidades deste estabelecimento.