A Câmara Municipal do Funchal vai avançar com a obra de requalificação do Museu Municipal, orçada em mais de um milhão de euros, informou hoje o presidente da autarquia, adiantando que o executivo aprovou a abertura do concurso público.
Corpo do artigo
"Trata-se de um espaço museológico de excelência, único ao nível do acervo e reconhecido internacionalmente", disse Paulo Cafôfo, após a reunião de vereadores, realçando que, numa primeira fase, será feita a reabilitação do edifício e, depois, a sua adaptação a um novo conceito de exposição.
O Museu Municipal do Funchal está instalado no Palácio de São Pedro, um edifício histórico localizado na baixa da cidade.
O executivo camarário, liderado pela coligação Confiança (PS/BE/JPP/PDR/Nós, Cidadãos!), decidiu, por outro lado, avançar com a empreitada de requalificação do piso e substituição das redes de água potável e saneamento básico na Rua do Bom Jesus, uma das artérias mais movimentadas do centro do Funchal.
"Esta obra inicia-se já na próxima segunda-feira (26 de março) e vai prolongar-se por três meses", anunciou Paulo Cafôfo, indicando que o investimento é de 200 mil euros.
A Rua do Bom Jesus tem duas faixas de rodagem, mas o projeto prevê transformar um troço numa única faixa, bem como alargar o passeio sul.
"Nesta intervenção, além da substituição da rede de água potável e da rede de águas pluviais, vamos aproveitar para alterar a rede de saneamento básico e repor o piso tradicional com paralelepípedos", explicou o autarca, sublinhando que o objetivo é valorizar o traçado e os materiais tradicionais usados nas ruas do Funchal.