Além de escutas telefónicas a milhares de pessoas, o jornal "News of the World" terá também espiado directamente dezenas de pessoas, incluindo o príncipe William, José Mourinho e até Gary Lineker, noticiou, esta terça-feira, a BBC.
Corpo do artigo
Um detective privado terá confirmado, numa reportagem a emitir esta terça-feira, que seguiu e vigiou mais de 90 pessoas a pedido do semanário dominical, entretanto encerrado.
Entre as vítimas estariam o treinador português José Mourinho, o príncipe William, o ex-futebolista e apresentador de televisão Gary Lineker e o procurador-geral da justiça Peter Goldsmith.
O detective, um antigo polícia, revelou que 90% dos alvos eram políticos ou celebridades.
A notícia segue-se a uma outra publicada pelo diário "The Guardian" que dava conta da vigilância a dois advogados envolvidos em processos judiciais contra o "News of the World".
O semanário continua a ser objecto de uma investigação policial pelas alegadas escutas das caixas de mensagens telefónicas por jornalistas com o objectivo de obter informação para publicar.
Na quinta-feira, a Scotland Yard actualizou o número de potenciais vítimas para 5795.
Até agora já foram detidas 16 pessoas, das quais 15 continuam sob investigação.
O "News of the World", encerrado em Julho, faz parte do grupo News Internacional, braço britânico da News Corporation de Rupert Murdoch.
O caso continua a ser alvo de inquérito pela comissão parlamentar de Cultura, que pretende questionar na quinta-feira, pela segunda vez, James Murdoch, responsável pelas operações no Reino Unido.