Entre fortes aplausos e uma explosão de fogo-de-artifício, assim entraram e saíram de palco os Coldplay. Em pouco mais de hora e meia, a banda britânica percorreu os principais êxitos da carreira e deu a conhecer canções novas, sob o olhar atento das mais de 50 mil pessoas que se encontravam no recinto.
Corpo do artigo
Lotação esgotada já se esperava, assim como que, às 22 horas, todas as atenções se concentrassem no Palco Optimus. Pouco faltou para que a pontualidade fosse britânica. Eram 22.05 horas quando os Coldplay subiram ao palco, para arrancar com uma "Hurts Like Heaven" - música inédita que a banda tem vindo a apresentar ao vivo e que deverá integrar o quinto disco de estúdio, com edição prevista ainda para 2011.
O público não está familiarizado com a novidade e a banda de Chris Martin atalha caminho para terreno seguro. A inconfundível "Yellow" - com o público a entoar em coro um "You know I love you so" - é sucesso garantido, seguindo-se a não menos conhecida "In My Place", recordada no meio de uma nuvem de confettis.
Dos confettis lançados em palco aos balões coloridos que ondulam por cima das cabeças do público em "Lost", a banda londrina mostra-se hábil nos pequenos truques necessários num recinto lotado.
Chris Martin é a estrela em palco, que ora sua a camisola em músicas como "Violet Hill", ora se serena ao piano em canções como "The Scientist". E o público segue, na mesma linha, entre os aplausos, a contemplação ou a efusão gritada em êxitos como "Viva la vida". Afinal, desde 2005 que a banda não actuava em Portugal e êxitos como este último, do disco "Viva la Vida or Death and All His Friends", de 2008, ainda não tinham sido apresentados ao vivo no nosso país.
Num concerto em tudo circular - que além de começar e acabar com fogo-de-artifício, teve os seus pontos altos no início e no fim do espectáculo - ainda houve tempo para a banda apresentar mais músicas novas: "Major Minus", "Charlie Brown" e "Us Against the World". Esta última, o vocalista fez questão de dedicar ao público português.
Para o encore ficaram "Clocks", "Fix You" e o muito dançável novo single "Every Teardrop is a Waterfall".