Didier Drogba, a grande estrela da Costa do Marfim e do futebol africano, continua em dúvida para o jogo de amanhã, terça-feira com Portugal, mas, no último treino realizado em Port Elizabeth, pareceu completamente apto para competir.
Corpo do artigo
O atleta fracturou o cúbito (antebraço) direito no particular contra o Japão e foi operado, mas, no aquecimento de hoje, segunda-feira, véspera do jogo com Portugal, da jornada de estreia do Mundial de 2010, não revelou qualquer problema, mesmo nos múltiplos exercícios em que teve de movimentar os braços com alguma brusquidão.
"Vamos tomar uma decisão amanhã (terça-feira). O Didier vai treinar hoje, fez um bom treino ontem (domingo), mas ainda não sei. Só vamos tomar a decisão algumas horas antes do jogo. Espero que sim, mas não sei. Penso que o único que pode dizer sim ou não é ele próprio", disse o seleccionador Sven-Goran Erikson antes do treino.
A Costa do Marfim pediu à FIFA autorização para o ponta de lança do Chelsea jogar com uma protecção, mas, até ao momento, essa decisão ainda não foi conhecida: "Houve uma reunião da FIFA em que foi apresentada ao árbitro (o uruguaio Jorge Larrionda) a tala de protecção que Drogba poderá utilizar".
"Estamos confiantes em que possa jogar parte deste torneio. Não chamámos mais nenhum jogador, o que quer dizer que estamos confiantes", concluiu.
"Será complicado vencer Portugal", diz Touré
Entretanto, o médio defensivo Yaya Touré elogiou a qualidade de Portugal, reconhecendo que será complicado o triunfo, amanhã, em Port Elizabeth.
"Portugal é uma grande equipa, sabemos que não vai ser fácil. Tentaremos jogar a 100%. Tem alguns bons jogadores como Cristiano Ronaldo, Nani, que não joga, ou Deco. É equipa forte e não será fácil vencê-la", reconheceu.
O futebolista do FC Barcelona diz que este é "um grupo muito difícil" - inclui ainda o Brasil e Coreia do Norte -, mas garante que a ideia da Costa do Marfim é sempre "ganhar ou empatar".
"Vamos defrontar jogadores de grande calibre e não será fácil, mas a nossa equipa também tem vários jogadores, além de Drogba, que integram clubes de grande prestígio e podem ter um grande desempenho", vincou.
Para a estreia no Mundial2010, contra Portugal, Touré espera contar com Drogba, a recuperar de lesão: "É um jogador muito importante para nós. Esperamos que possa ajudar. É um jogo muito importante e precisamos do nosso 'capitão', um jogador importante e com um nível impressionante. Se puder estar connosco é óptimo".