A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, considerou hoje, domingo, "normal" que um ministro espanhol se tenha pronunciado com preocupação sobre a possível suspensão do TGV, mas frisou que negociará com Espanha caso seja eleita primeira-ministra.
Corpo do artigo
"É normal que o tenha feito", afirmou a líder social-democrata, quando foi questionada em Ponta Delgada sobre a reacção do ministro espanhol do Fomento às declarações que fez no debate com José Sócrates.
Na altura, a presidente do PSD defendeu que o projecto do TGV em Portugal é importante para que Espanha tenha mais fundos estruturais, por ser um projecto transfronteiriço, manifestou-se contra o envolvimento espanhol na discussão deste tema em Portugal e reafirmou que, se for primeira-ministra, suspende o projecto.
"Não gosto dos espanhóis misturados com os portugueses. Não gosto dos espanhóis metidos na política portuguesa. Eu não tenciono resolver os problemas de Portugal em função dos interesses espanhóis", disse Manuela Ferreira Leite, no debate com José Sócrates, sábado à noite, a propósito do TGV.
Numa reacção a estas declarações, o ministro espanhol do Fomento manifestou este domingo preocupação com a possibilidade de vir a ser suspensa a ligação ferroviária de alta velocidade entre Portugal e Espanha.
Ferreira Leite frisou, este domingo, que, se for eleita, pretende "negociar com todos os que estão envolvidos no projecto".