Corpo do artigo
Holanda
Depois de não ter passado dos quartos-de-final no Euro2008, a “Laranja Mecânica” não quer desiludir no Mundial da África do Sul. Bert van Marwijk tem vindo a conduzir a equipa pelo apuramento, mas Frank de Boer, o seu assistente, é que deu o mote para a competição: “Temos uma missão, ser campeões do Mundo”. Sem as vedetas de outros tempos, os nomes mais importantes da equipa são agora Arjen Robben, Joris Mathijsen ou Mark van Bommel.
Dinamarca
A quarta presença num campeonato mundial de futebol marca o regresso às competições internacionais da Dinamarca. Os campeões da Europa de 1992 são liderados por Morten Olsen, que conta com a preciosa ajuda do capitão Tomasson para levar a equipa a bom porto.
Japão
O Japão ganhou as últimas cincos edições da Taça das Confederações Asiáticas, pelo que, de forma natural, aspira a voos mais altos nesta edição do Campeonato do Mundo de Futebol. O estratega Takeshi Okada lidera a equipa, que conta nas suas fileiras com alguns jogadores dos campeonatos europeus de futebol. Shunsuke Nakamura alinha no Espanhol de Barcelona e Keisuke Honda joga na liga holandesa.
Camarões
A selecção dos Camarões, que lidera o ranking da FIFA no que respeita às equipas africanas, teve o seu momento de glória no Mundial de 1990, uma competição em que chegou aos quartos-de-final. Actualmente, a selecção treinada por Paul Le Guen tem em Samuel Eto´o o seu jogador mais famoso e influente.