A Itália nem precisou de jogar muito para esta segunda-feira derrotar em Poznan a Irlanda e apurar-se para os quartos de final do Euro2012 de futebol, num grupo C que acaba com "lógica desportiva", já que a Espanha também se qualifica.
Corpo do artigo
Cassano, ainda na primeira parte, abriu o caminho e mesmo no final do encontro o desta vez suplente Mario Balotelli fez um golaço, confirmando o regresso da Itália aos triunfos em grandes competições, o que já não acontecia há quatro anos, desde o anterior Euro.
Vergada em Poznan por 2-0, a República da Irlanda, treinada pelo veterano italiano Giovanni Trapattoni, sai do Euro com três derrotas e um "goal-average" de 1-9, a pior prestação das 16 seleções presentes no torneio.
Quanto à Itália, cumpriu minimamente o que tinha para fazer, já que com a vitória ficava praticamente apurada - só um improvável empate por 2-2 ou mais no Espanha-Croácia impediria isso.
A seleção azul dominou e poderia ter construído um resultado mais volumoso, mas pecou em demasia na finalização.
Valeu na primeira parte o golo de Cassano, aos 35 minutos, na sequência de um canto do lado esquerdo. Os irlandeses ainda tentaram aliviar a bola sobre a linha, mas esta já tinha passado a linha de golo.
Pouco antes, os italianos quase tinham marcado, através de Di Natale, que rematou para uma baliza sem guarda-redes em que St. Ledger "safou" o golo. Aos 31 minutos, Di Natale também esteve no centro de uma jogada de destaque, mas o seu remate foi desviado irregularmente com o braço, sem que o árbitro marcasse penalti.
Quanto aos irlandeses apostavam essencialmente no contra-ataque, mas sem sorte ou talento para incomodar seriamente a baliza de Buffon. A posse de bola era na maioria das vezes italiana, com as estatísticas a penderem para os transalpinos por 65-35.
Na segunda parte a toada foi idêntica, com a Irlanda a tentar de quando em vez o ataque rápido e a Itália a controlar bem o jogo, mais instalada no meio-campo adversário.
Para o último quarto de hora, Cesare Prandelli lançou em jogo o polémico Mario Balotelli, que foi titular nos dois últimos jogos mas hoje foi remetido ao banco de suplentes.
Excelente "resposta" à decisão do treinador deu Balotelli, com o grande golo que marcou, mesmo em cima do minuto 90: um remate à meia volta, fortíssimo e de trajetória desconcertante, a deixar Given "pregado" no relvado.
A Irlanda, hoje com Damien Duff como capitão, para festejar a centésima internacionalização, sai do Euro só com derrotas, tal como a Holanda, sem nunca conseguir "incomodar" seriamente os seus adversários.
A Itália espera agora pelo próximo adversário, para o jogo de Kiev de domingo, que será França, Inglaterra ou Ucrânia.