Se o PSD vencer as eleições, o projecto ferroviário de Alta Velocidade pode ser suspenso, mas o apito de partida para a sua construção já foi dado com a apresentação de propostas para dois troços da ligação Lisboa-Madrid.
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Na sua legislatura, José Sócrates, propós lançar cinco parcerias público privadas para a construção do TGV e duas já estão a concurso, ambas estão consideradas na Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e foram apresentadas a financiamento comunitário juntamente com Espanha, através do Agrupamento Económico de Interesse Europeu - Alta Velocidade Espanha Portugal (AEVP).
O concurso para a concepção, financiamento, construção e manutenção do troço de passagem do TGV, Lisboa-Poceirão foi lançado a 1 de Setembro. Este troço está inlcuído no eixo ferroviário Lisboa-Madrid e abrange a construção da Terceira Travessia do Tejo, rodoviária e ferroviária. Uma ligação considerada prioritária pelo actual Executivo português e acordada com Espanha, em 2003, pelos governos liderado pelo social-democrata, Durão Barroso, em Portugal, e por José Maria Aznar, em Espanha.
Curiosamente, a proposta a concurso mais atraente, ou seja a mais barata, foi feita pelo consórcio liderado pelo grupo espanhol FCC - Fomento de Construcciones y Contratas. O agrupamento apresentou uma proposta inclusivamente mais baixa que a previsão de custos para a construção do troço feita pela RAVE - Rede de Alta Velocidadede, que ascende a 1.928 milhões de euros. A FCC prevê um investimento de 1.870 milhões de euros.
Além do agrupamento FCC/Impregilo, apresentaram propostas o consórcio Elos, da Soares da Costa e Brisa (no valor de 2.310 milhões de euros) e a Mota-Engil (2.198 milhões de euros).
No ano passado, foi lançado o concurso para a construção do troço Poceirão-Caia, que também faz parte da ligação da capital portuguesa a Madrid. Este concurso está a ser disputado entre os consórcios da Mota-Engil e da Soares da Costa/Brisa.
Por lançar ficam três concursos. Um para o troçoLisboa-Pombal e outro para o Pombal-Porto (da linha Lisboa-Porto) e um outro para o troço Braga-Vigo (da linha Porto-Vigo). Está, ainda, já decidida, a abertura de um concurso para a sinalização e telecomunicações de todas as linhas.
Em Espanha, no âmbito do eixo de Alta Velocidade Lisboa-Madrid está já em construção o troço Badajoz, Mérida, Cáceres.
Ao todo estão previstas cinco linhas de TGV, em território nacional, quatro delas são ligações transfronteiriças. Do total das ligações, três foram consideradas prioritárias pelo actual Governo: a ligação Lisboa-Madrid; Porto-Vigo e Lisboa-Porto.
O projecto para a Alta Velocidade, apresentado em 2005, mantinha os eixos Aveiro-Salamanca e Faro-Huelva, que completam as ligações transfronteiriças, e ainda estão em estudo.