O jogador da selecção Nani foi hoje, sábado, o grande ausente do último treino da equipa em Portugal, devido a um traumatismo no ombro esquerdo. Beto também teve de sair do treino por indisposição alimentar.
Corpo do artigo
As explicações foram dadas por Carlos Queiroz, na conferência de Imprensa de hoje à tarde, antes da equipa rumar à África do Sul, onde participará no Mundial de 2010.
"Nani não treinou por precaução", disse o seleccionador nacional. Carlos Queiroz sublinhou, ainda, que o jogador esteve ausente do campo, mas treinou no ginásio. Situação que irá manter durante mais "um ou dois dias", afirmou. "Depois, será reavaliado".
O guarda-redes Beto não alinhou na segunda parte do treino, tendo ficado à parte depois de uma ligeira indisposição alimentar.
De partida para a África do Sul, o seleccionar disse que o próximo desafio da equipa "´será a adaptação climática ao país".
Ao contrário do previsto, Queiroz abriu o último treino ao público e à Imprensa, numa sessão em que foram realizados muitos exercícios com bola, tendo o técnico optado por trabalhar a finalização, o que agradou às cerca de 400 pessoas que assistiram ao apronto.
A sessão, que começou ligeiramente a antes do previsto e que durou quase duas horas, teve no início a presença de um grupo de crianças, que ofereceu à selecção um painel com as caras dos jogadores pintadas.
Queiroz começou por colocar o grupo a fazer pequenos passes, com os jogadores alinhados dois a dois, já com a bola do mundial, a Jabulani.
Depois dessa primeira parte da sessão, realizou-se a habitual "peladinha", com o plantel dividido em três grupos.
Nas balizas ficaram Eduardo e Daniel Fernandes, enquanto no relvado iam alinhando três mini-equipas, que alternavam entre si.
De amarelo jogaram Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Tiago, Hugo Almeida e Simão, de colete vermelho alinharam Duda, Bruno Alves, Miguel, Pedro Mendes, Liedson e Cristiano Ronaldo, enquanto de azul estiveram Ricardo Costa, Rolando, Miguel Veloso, Raul Meireles, Danny e Deco.
O internacional português Pepe tinha o único colete branco e era uma espécie de "joker" das três equipas, entrando nos movimentos ora defensivos ora ofensivos de qualquer formação.
Pepe, que esteve largos meses afastado com uma lesão grave no joelho direito, voltou hoje a treinar sem quaisquer limitações, num dia em que Fábio Coentrão também se mostrou em bom plano, apesar dos problemas gástricos que o afastaram do treino de sexta-feira.
Este foi o último dia de trabalho da equipa em solo português. A selecção parte ainda hoje para a África do Sul, estando o início da viagem previsto para as 21.30 horas.
Portugal, que na primeira fase ficará instalado em Magaliesburg, está integrado no grupo G, juntamente com o Brasil, a Costa do Marfim e a Coreia do Norte.