O Comité Organizador do Mundial admite proibir as vuvuzelas, depois de muitas queixas sobre o barulho ensurdecedor que fazem e que as tornam constantes nas transmissões dos jogos.
Corpo do artigo
Já houve inclusivamente treinadores e jogadores, Cristiano Ronaldo incluido, a queixarem-se. Patrice Evra, capitão da França, por exemplo, já confessou que no relvado, não conseguia ouvir o que diziam os companheiros.
Para uns o barulho que vem das arquibancadas atrapalha e incomoda. Para outros o som produzido é estimulante e sintetiza toda a alegria sul-africana em abrigar um Mundial.
O que é inquestionável é que este torneio será sempre lembrado pela presença marcante das vuvuzelas. Nos estádios e até pela televisão é possível ouvir as cornetas, de forma ininterrupta, tendo já feito esgotar os tampões antivuvuzela.
Face a esta polémica, o presidente do Comitê Organizador, Danny Jordaan, reconhece que o problema é digno de apreciação.
"Ouvimos profissionais de rádio e outras pessoas. É algo que estamos a avaliar de forma permanente. Temos tentado controlar o uso das cornetas e pedimos para não tocarem durante os hinos. Prefiro os cânticos que dão mais força e beleza", frisou.