O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu, esta terça-feira, em Castelo Branco, a necessidade de racionalizar o número de juntas de freguesia existentes no país.
Corpo do artigo
A proposta, que constará do manifesto eleitoral do partido, não defende a extinção de freguesias, mas sim a agregação das autarquias.
"Não me parece necessário alterar esse sentimento de pertença. O que me parece necessário é racionalizar não as freguesias mas as juntas de freguesia", afirmou na chegada à romaria de Nossa Senhora de Mércoles.
Para o presidente dos democratas-cristãos, muitas das actuais freguesias "têm pouca escala para poderem ter competências próprias", estando dependentes "do envelope do presidente da câmara".
O CDS-PP quer eleger Celeste Capelo como deputada pelo distrito de Castelo Branco, que escolhe quatro deputados. Actualmente, esses assentos parlamentares estão repartidos pelo PS e pelo PSD.
"Eu acredito que pela primeira vez em muitos anos o CDS se está a aproximar da eleição de um deputado por Castelo Branco e sei o que estou a dizer", garantiu Paulo Portas, que vai regressar em campanha ao distrito na próxima semana.