O secretário nacional do PS disse , esta terça-feira, que o Porto e o Funchal são duas autarquias onde os socialistas propõem uma coligação de esquerda e garantiu que o PCP e o BE já receberam esta proposta.
Corpo do artigo
Numa declaração à imprensa na sede distrital do PS/Porto, Miguel Laranjeiro afirmou ter confirmado a receção das cartas enviadas na segunda-feira ao PCP e ao BE a propor reuniões para discutir coligações em alguns municípios nas próximas eleições autárquicas, contrariando o que fontes dos dois partidos disseram hoje ao início da manhã à Lusa.
"Foram enviadas ontem [segunda-feira] e nós temos a confirmação que chegaram. Não as leram, provavelmente, admito, mas receberam-nas ao final do dia de ontem", frisou.
Miguel Laranjeiro referiu que o PS disponibilizou-se para "um encontro de vontades" com os partidos à sua esquerda, nos dois municípios e, eventualmente, em Caminha, mas salientou que estas são "situações excecionais" porque na "esmagadora maioria" dos concelhos o partido concorre com listas próprias.
"Deve haver abertura e esperamos pela resposta quer do PCP quer do BE para poder equacionar, nalguns casos e de forma excecional, este tipo de coligação" sempre "na defesa dos interesses das populações", sustentou.
"A situação gravíssima que Portugal vive hoje do ponto de vista social exige que os partidos olhem para esta situação de uma forma responsável e nalguns concelhos liderados pela maioria PSD ou PSD/CDS-PP essas populações merecem uma resposta de esquerda e que tenha preocupações sociais", acrescentou.
Questionado sobre a oportunidade da proposta, numa altura em que já são conhecidos muitos candidatos, Miguel Laranjeiro considerou que "quando há vontade, nunca é tarde para fazer opções. Mas esta nossa proposta não é de agora, quer aqui no Porto, quer no Funchal, o PS tem há meses colocado esta possibilidade em cima da mesa, não tem é havido respostas positivas dos outros partidos".
"Esta é uma proposta séria que merece uma resposta dos outros partidos. Aguardamos", frisou.