O presidente da concelhia do PS de Sátão considerou esta quarta-feira "uma vergonha" a alegada intenção de José Luís Vaz se manter à frente da Junta de Freguesia de Ferreira de Aves, apesar de já ter cumprido três mandatos.
Corpo do artigo
Em declarações à agência Lusa, Gonçalo Magalhães lembrou que José Luís Vaz, segundo na lista do PSD naquela freguesia, já demonstrou intenção de continuar a ocupar o cargo de presidente da Junta, após a renúncia da mulher, Maria Virgínia Figueiredo, que encabeçava a mesma lista.
"É uma vergonha o que se está a passar naquela freguesia. É uma maneira habilidosa de tentar contornar a lei (de limitação de mandatos) e enganar as pessoas de Ferreira de Aves", lamentou.
O PSD ganhou no domingo as eleições autárquicas em Ferreira de Aves, conquistando 72,23% dos votos, enquanto o PS conseguiu apenas 20,88%, numa freguesia com 2.916 inscritos e 1.480 votantes.
Segundo Gonçalo Magalhães, "grande parte da população de Ferreira de Aves, que é muito idosa, não sabia" que Maria Virgínia Figueiredo era a primeira da lista.
"Enganaram as pessoas, porque colocaram nos cartazes a fotografia dele. E ela não apareceu em lado nenhum, nem sequer nos comícios. O nome dela foi só para o tribunal", criticou.
Além desta situação, Gonçalo Magalhães contou ter havido "irregularidades durante a votação na mesa 1, que era onde estava grande parte da população idosa", tendo o PS apresentado protestos à mesa.
Contactado pela Lusa, José Luís Vaz disse que, "enquanto não forem proclamados oficialmente os resultados eleitorais" não presta declarações.
O presidente da concelhia do PSD de Sátão, Daniel Azevedo, não quis tomar posição sobre o caso, uma vez que ainda não foi realizada a reunião para fazer o balanço das eleições autárquicas.
Daniel Azevedo explicou que foi dada "autonomia a cada candidato das listas de cada freguesia" relativamente à sua constituição.
No que respeita a Ferreira de Aves, "não foi uma situação consensual, houve várias vozes discordantes, mas houve o princípio de autonomia relativamente às listas de cada freguesia", acrescentou.