Polícia deteve para identificação 66 participantes em diferentes manifestações contra a Cimeira do G-20, em Pittsburgh, nos EUA.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado divulgado hoje, sexta-feira, pela polícia federal dos Estados Unidos (FBI), 24 pessoas foram identificadas pela polícia durante uma manifestação não-autorizada.
A manifestação, em que participou cerca de um milhar de pessoas, foi dispersada pela polícia com gás de pimenta e balas de plástico quando tentou aproximar-se do centro de conferências em que decorre a Cimeira dos 20 países mais ricos e emergentes.
No final da tarde, 42 outras pessoas foram detidas durante outra manifestação, perto da Universidade de Pittsburgh, em que três manifestantes sofreram reacções ao gás utilizado pela polícia e dois polícias ficaram feridos.
Os detidos são maioritariamente jovens de 20 anos. Um é menor. Quase todos foram detidos por recusarem dispersar, alguns por incitação à revolta.
Pelo menos 19 estabelecimentos comerciais sofreram danos causados por manifestantes, designadamente montras partidas e portas forçadas, a maioria dos quais perto da Universidade.
A Cimeira prossegue hoje, sexta-feira, estando prevista mais uma manifestação contra as maiores 20 economias mundiais.