Manda a tradição que o presidente eleito dos EUA viaje até Washington, na sua primeira visita à Casa Branca, à boleia do avião presidencial, o "Air Force One", mas Donald Trump começou logo a quebrar o protocolo dois dias depois de ganhar as eleições.
Corpo do artigo
O milionário norte-americano rejeitou o Boeing 747 governamental e viajou de Nova Iorque Washingtonpara no seu avião, que agora ganhou a alcunha de "Trump Force One".
O facto de ter recusado seguir o protocolo para se encontrar com Barack Obama foi destacado na imprensa internacional, que aproveitou para comparar os dois aviões.
Trump Force One (Boeing 757)
O "Trump Force One" foi adquirido em 2011, está avaliado em aproximadamente 100 milhões de euros, tem 38 metros de largura de asas, capacidade para 43 passageiros, dois quartos, uma sala de jantar e motores Rolls Royce.
O grande destaque deste avião relaciona-se com as mudanças personalizadas feitas pelo milionário que se prepara para dirigir os destinos dos EUA.
Trump apostou no couro bege para forrar as poltronas e quis que as partes metálicas dos cintos de segurança, bem como outros apliques, fossem em ouro. As almofadas são de seda e têm bordado o brasão da família. Nas casas de banho, o gosto do milionário revela-se nas torneiras douradas.
UZq3iCn2y74
A família Trump pode ainda assistir a filmes num ecrã de 57 polegadas com um sistema de "home cinema".
No exterior, o avião de Donald Trump é maioritariamente preto e branco, com faixas vermelhas e o nome "Trump" está escrito a dourado.
Air Force One (Boeing 747)
O avião presidencial é bem maior do que o de Donald Trump, mas os extras são de natureza diferente. Em vez de dourados e ouro, está equipado com tecnologia evasiva e de comunicações para manter o presidente seguro em todos os momentos.
O Boeing 747 modificado tem 59 metros de largura de asas, espaço para 102 pessoas, uma suíte presidencial e um escritório de trabalho semelhante à Sala Oval, e uma sala de reuniões.
5492939
Para garantir o bem-estar do presidente e dos convidados, o avião está equipado com um centro médico de emergência, um ginásio e duas cozinhas com capacidade para cozinhar para todos os ocupantes.
O Air Force One tem, no exterior, uma pintura discreta em tons de azul e branco, a inscrição "United States of America", a bandeira norte-americana e o selo presidencial.
A grande diferença para um avião comercial encontra-se na parte elétrica da aeronave. O Air Force One foi pensado para resistir ao pulso eletromagnético de uma explosão nuclear e está equipado com uma rede de comunicação que, no caso de ocorrer um ataque nuclear, permite que o avião funcione como centro móvel de comando.