A equipa de astronautas que, esta quinta-feira de manhã, seguia a bordo da nave espacial Soyuz em direção à Estação Espacial Internacional teve de realizar uma aterragem de emergência, devido a uma falha nos propulsores, após o lançamento, no Cazaquistão.
Corpo do artigo
1050305963167637504
A bordo da nave espacial que sofreu uma avaria nos motores seguia o cosmonauta russo Alexey Ovchinin e o astronauta da NASA Nick Hague. Neste momento, uma equipa de busca e salvamento está em ação para os encontrar após a descida em "modo balístico".
9983961
Segundo o que foi possível apurar, os dois homens não correm risco de vida e foi estabelecido contacto com eles, revelou a NASA.
A nave devia transportar os dois tripulantes para a Estação Espacial Internacional onde permaneceriam durante seis meses.
Neste momento desconhecem-se as causas que provocaram a falha no motor da Soyuz MS-10.
VnSoFxIYWSg
De acordo com os planos estava previsto que a nave viesse a cumprir quatro voltas à terra para seis horas depois acoplar na Estação Espacial Internacional.
Na Estação Espacial Internacional encontram-se, desde junho, os membros da Missão 57, o comandante Alexander Gerst da Agência Espacial Europeia, a piloto da NASA, Serena Auñon-Chancellor e o piloto da Roscosmos Serguei Prokópiev.