A Protecção Civil mexicana declarou hoje, domingo, o "alerta vermelho" na zona centro e sul do estado de Campeche, na península de Yucatán, perante o avanço da tempestade tropical "Alex" nesta direcção.
Corpo do artigo
A tempestade está a deslocar-se a uma velocidade de 19 quilómetros por hora, rumo a oeste-noroeste da península de Yucatán, e ameaça também com fortes chuvadas o estado de Yucatán, que está em alerta laranja (perigo elevado).
Segundo fontes oficiais a tempestade "Alex" ameaça sobretudo a zona de Campeche, uma área onde existem plataformas petrolíferas e que está em alerta amarelo (perigo moderado).
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, Alex é a primeira tempestade da temporada de 2010 de furacões no Atlântico e também está a ter impacto no Belise, com ventos máximos de 65 quilómetros por hora.
As previsões deste Centro apontam para que o Alex se transforme num furacão terça-feira à tarde e que volte a fustigar o México na madrugada de quinta-feira.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos prevê para a temporada de furacões no Atlântico, entre 1 de Junho e 30 de Novembro, a formação de 14 a 23 tempestades e entre 8 e 14 furacões que afectarão os Estados Unido, o Caribe, a América Central e o Golfo do México.