O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, acusou as empresas agro-alimentares de colocarem a saúde pública em perigo para protegerem os seus lucros.
Corpo do artigo
Ban Ki-moon falava, citado pela agência AFP, numa reunião da Assembleia-Geral das Nações Unidas sobre as doenças não transmissíveis, que matam anualmente dezenas de milhões de pessoas.
Para o responsável máximo da ONU, existe "uma história vergonhosa e bem conhecida de certos actores da indústria que ignoram a ciência, por vezes mesmo a sua própria investigação", o que faz com que "coloquem a saúde pública em situação de risco para proteger os próprios benefícios".
Neste contexto, Ban Ki-moon apelou aos chefes de Estado e governo reunidos em Nova Iorque para que promovam campanhas de prevenção contra as doenças causadas pelo excesso de sal, açúcar e gordura.
As doenças não transmissíveis, como cancros, diabetes, problemas cardiovasculares e respiratórios, são a causa de 36 milhões dos 57 milhões de mortes registadas anualmente no mundo, prevendo as Nações Unidas um aumento dramático, sobretudo nos países africanos.
De acordo com a ONU, as mortes provocadas pelas doenças não transmissíveis vão aumentar 17% na próxima década.