Bilhetes para concertos e futebol: primeiro-ministro britânico aceitou presentes de mais de 116 mil euros
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, foi criticado, esta quinta-feira, por aceitar presentes, como vestidos para a mulher e bilhetes para um concerto da Taylor Swift e para jogos de futebol, no valor de mais de 107.145 libras (116 mil euros) desde o final de 2019.
Corpo do artigo
A maioria dessas doações, que são legais e declaradas no registo parlamentar, foi feita quando Starmer era o líder da oposição trabalhista, embora tenha continuado a usufruir delas desde a sua chegada a Downing Street, depois de o seu partido ter vencido as eleições legislativas no início de julho.
De acordo com uma investigação da "Sky News", Keir Starmer recebeu mais de 107.145 libras (116 mil euros) em doações desde dezembro de 2019, muito mais do que qualquer outro parlamentar. Em segundo lugar está outro membro do Partido Trabalhista, Lucy Powell, com 40.289 libras (48 mil euros) em presentes.
O principal doador é Waheed Alli, um membro multimilionário da Câmara dos Lordes. Os seus presentes totalizam 39.122 libras (46,5 mil euros) em acomodações, "roupas de trabalho" (no valor de 16.200 libras ou 19 mil euros) e vários pares de óculos.
Starmer, adepto do clube londrino Arsenal, recebeu convites para jogos de futebol no valor de mais de 40 mil libras (47,6 mil euros). Os bilheres para o concerto da Taylor Swift que assistiu com a mulher em junho valiam cerca de quatro mil libras (4764 euros). Quando questionado sobre os convites para o camarote do Arsenal, Keir Starmer afirmou que não podia se sentar na arquibancada "por motivos de segurança".