A petrolífera britânica BP anunciou hoje, quinta-feira, que conteve a fuga do petróleo que é derramado há cerca de três meses no Golfo do México.
Corpo do artigo
O sucesso da operação ocorre depois da petrolífera ter fechado todas as válvulas da nova tampa colocada nos tubos danificados.
"É bom ver que o crude já não vai mais para o Golfo do México", afirmou o vice-presidente da BP, Kent Wells, alertando, no entanto, que se trata apenas do início de um "teste".
A BP começou um teste crucial para avaliar a resistência das tubagens de crude que estiveram na origem da pior maré negra da história dos Estados Unidos, a 20 de Abril, na sequência da explosão de uma plataforma.
Esta operação pretende averiguar se as tubagens podem ser fixadas sem risco de novas fugas naquelas instalações, que estão a quatro quilómetros de profundidade.
Kent Wells acrescentou que a fuga de petróleo foi parada quando a última das três válvulas do novo dispositivo foi fechada pelas 18.25 horas (hora de Lisboa), assegurando que os técnicos do grupo vão ficar em alerta para monitorizar qualquer outra possível fuga.
O teste deve permitir determinar se a nova tampa gigante colocada na segunda-feira pode entrar em funcionamento.