Uma carrinha embateu contra vários peões, esta segunda-feira à tarde, em Toronto, Canadá. Dez pessoas morreram e 15 estão feridas.
Corpo do artigo
"Podemos confirmar que nove pessoas morreram e 16 ficaram feridas", revelou o subcomissário da polícia de Toronto, Peter Yuen, em conferência de imprensa, para mais tarde o balanço ter sido aumentado para dez vítimas mortais. A polícia considera que se tratou de um "ato deliberado".
Fonte hospitalar indicou que cinco dos feridos "estão em estado crítico". Um dos feridos faleceu, elevando para dez o número de vítimas mortais.
9281159
O condutor do veículo, uma carrinha branca, galgou o passeio e atropelou os peões na zona de Yonge Street e Finch Avenue, de acordo com as autoridades. O suspeito fugiu, mas acabou por ser detido pela polícia e foi identificado como Alek Minassian, oriundo do norte de Toronto.
As fotos e vídeos da detenção mostraram um homem agressivo, que enfrenta um polícia empunhando o que parece ser uma pistola, ao lado de uma carrinha branca com a dianteira da carroçaria amolgada.
Em seguida, o homem larga o que tem na mão e é dominado e algemado sobre o 'capot' da viatura da polícia, antes de ser levado.
O local onde ocorreu o atropelamento, uma artéria bastante frequentada da cidade, com passeios largos, onde muitos peões caminhavam durante a pausa de almoço, para aproveitar o dia de sol, "vai ser encerrada durante vários dias, porque o inquérito vai ser longo, com diversas testemunhas para ouvir e muitas imagens de câmaras de vigilância para visionar", observou Peter Yuen.
O atropelamento ocorreu cerca das 13.27 horas locais (18.27 horas em Portugal Continental).
"É um acontecimento muito grave", declarou o ministro da Segurança Pública canadiano, Ralph Goodale, sublinhando que "neste momento, não pode ainda ser retirada qualquer conclusão".
"Os nossos corações estão com todos os afetados", declarou o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, na Câmara dos Comuns, antes de o balanço ser conhecido.
Várias imagens do local do atropelamento foram sendo partilhadas nas redes sociais.
988479289896062976
988478752211521538
988484637445017600
988478607835119616
O incidente ocorreu quando Toronto acolhe uma reunião dos ministros da Segurança Pública do G7, depois de ter sido o anfitrião, durante o fim de semana, da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá).