Um mês depois da intervenção do Governo espanhol na Catalunha, um estudo de opinião publicado esta segunda-feira indica que um em cada quatro habitantes daquela região defende a continuação do processo de independência depois das eleições de 21 de dezembro.
Corpo do artigo
Uma sondagem divulgada pelo jornal "El País" mostra que 24% dos catalães gostaria de insistir no projeto secessionista depois das eleições regionais, enquanto 71% prefere a negociação de um acordo com o Governo central para resolver os problemas entre as duas partes.
Um outro estudo de opinião publicado no domingo apontava um empate de 46% nas intenções de voto nos partidos independentistas (Esquerda Republicana da Catalunha, Juntos pela Catalunha e Candidatura de Unidade Popular) e nos constitucionalistas (Cidadãos, Partido Socialista e Partido Popular).
Há um mês, em 27 de outubro último, o Governo espanhol destituiu o executivo catalão, dissolveu o parlamento regional e marcou eleições para 21 de dezembro.
Os partidos separatistas ganharam as últimas eleições regionais em 2015, o que lhes permitiu formar um governo que organizou um referendo de autodeterminação em 01 de outubro último que foi considerado ilegal pelo Estado espanhol.