O Presidente da República chegou hoje, sábado, ao final da tarde a Estrasburgo, depois de uma viagem de 600 quilómetros de carro desde Praga, onde ficou retido na sexta-feira devido à nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia.
Corpo do artigo
A comitiva que acompanha Cavaco Silva, que realizou uma visita de Estado à República Checa entre quarta e sexta-feira, saiu de Praga às 14:00 locais (13:00 em Lisboa), tendo chegado à cidade francesa de Estrasburgo às 19:40 locais (18:40 em Lisboa).
O chefe de Estado irá agora passar a noite em Estrasburgo, partido novamente de carro às 08:00 para Barcelona.
Em Barcelona, onde deverá chegar ao início da noite, terá um Falcon à sua espera para o transportar para Lisboa.
Caso o aeroporto de Barcelona encerre entretanto, Cavaco Silva continuará a viagem para Lisboa de carro.
Na viagem de automóvel, o Presidente da República está a ser acompanhado por uma comitiva "muito restrita" com escolta.
Nessa comitiva "muito restrita" estão apenas integrados os secretários de Estado dos Assuntos Europeus, Pedro Lourtie, e da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, o chefe da Casa Civil do Presidente da República, elementos da segurança e o ajudante de campo do chefe de Estado.
Durante a viagem que fez esta tarde entre Praga e Estrasburgo, o chefe de Estado trocou de carro na fronteira da República Checa com a Alemanha, passando de um veículo com matrícula checa disponibilizado pelas autoridades daquele país para um automóvel de matrícula alemã das autoridades germânicas.
A restante comitiva que acompanhou a visita de Estado de Cavaco Silva à República Checa, perto de uma centena de pessoas, entre os quais 35 empresários, 23 jornalistas, membros do Protocolo de Estado, da Casa Civil do Presidente, e outros convidados, está a fazer exactamente o mesmo percurso que o chefe de Estado, mas divididos por três autocarros.
A viagem desta comitiva de Barcelona para Lisboa será efectuada num C-130 da Força Aérea Portuguesa ainda na noite de domingo.
Em alternativa, e caso o aeroporto de Barcelona encerre entretanto, a comitiva passará a noite naquela cidade da Catalunha e seguirá de autocarro na segunda-feira de manhã para Lisboa.