A anterior administração norte-americana, de George W. Bush, escolheu esta expressão para designar países como o Irão ou a Coreia do Norte.
Corpo do artigo
O presidente venezuelano Hugo Chavez pediu quinta-feira ao seu homólogo norte-americano Barack Obama para se mostrar coerente com as ideias que defende juntando-se "ao Eixo do mal", durante um discurso perante a Assembleia geral da ONU em Nova Iorque.
"Obama, junte-se ao socialismo! Convidamo-lo a juntar-se ao eixo do mal!", disse Hugo Chavez, que utiliza frequentemente o sarcasmo e frases anti-americanas.
A anterior administração norte-americana, de George W. Bush, escolheu esta expressão para designar países como o Irão ou a Coreia do Norte, suspeitos de procurar armas de destruição em massa e apoiar o terrorismo.
O presidente venezuelano abordou vários temas durante o seu discurso, desde o socialismo como meio para "salvar" o mundo do capitalismo, até à crise política nas Honduras.
Em todos os temas dedicou algumas palavras ao presidente norte-americano, umas vezes elogiosas, outras irónicas.
Chavez convidou Obama a levantar o embargo contra Cuba e a abster-se de utilizar bases militares na Colômbia.
A propósito das Honduras, acusou o exército norte-americano de ter sido cúmplice no golpe de Estado de 28 de Junho, deixando ao mesmo tempo entender que Barack Obama também pode ter estado implicado.
"Haverá dois Obama?", perguntou o líder da esquerda na América Latina aos representantes dos 192 Estados-Membros da ONU. "Who are you, Obama?" ("Que és tu Obama?"), acrescentou em inglês, meio a sério, meio a brincar.
O discurso do presidente venezuelano durou pouco mais de uma hora. "Não vou falar mais tempo que (Mouammar) Kadhafi", disse, provocando uma gargalhada geral na sala.
Na véspera, o líder líbio pronunciou um discurso de mais de uma hora e meia no qual atacou o Ocidente. "Kadhafi falou para todos nós", acrescentou Chavez, provocando novos risos e aplausos.
"Também não vou falar menos que Obama", avisou. O discurso do presidente norte-americano, na véspera, durou 40 minutos.